Por que considerar o uso da sacola biodegradável
As preocupações com o meio ambiente evidenciaram de maneira crítica o consumo desenfreado e a consequente geração de resíduos que comprometem a vida marítima, e acabam sendo acumulados em certas regiões do oceano. Além disso, a quantidade de lixo produzida diariamente, e que não é destinada a reciclagem, acaba sendo acumulada em aterros sanitários e outros locais, nos quais há proliferação de agentes patológicos. Vale lembrar ainda nos problemas causados em grandes cidades, principalmente em épocas de chuva.
Essas e muitas outras questões colocaram em evidência a importância de se adotar certas medidas preventivas, tais como o uso de sacola biodegradável, assim como a separação adequada de resíduos que facilitem sua triagem e reciclagem, por exemplo.
Sendo assim, o uso da sacola biodegradável foi adotado por muitas empresas, especialmente nos mercados, em que há um volume maior de uso, um vez que as compras de mantimentos é feita com maior frequência.
Sacola biodegradável e os plásticos alternativos
Levando em consideração os aspectos e impactos negativos que as sacolas convencionais provocam, surgiram alternativas, como a sacola biodegradável, que procuram contornar tais inconvenientes.
Deste modo surgiram sacolas produzidas com plásticos alternativos, como:
- Plástico de amido: é uma opção vantajosa por ter sua origem em uma fonte renovável, ser compostável e biodegradável;
- Plástico PLA: similar ao plástico de amido, provém de fontes renováveis, sendo também compostável, mas somente em condições ideias;
- Plástico verde: este material apresenta propriedades físico-químicas semelhantes ao plástico oriundo do petróleo. Porém, sua matéria-prima é a cana de açúcar, que ajuda na captação de dióxido de carbono do ambiente. Além disso, é um material que pode ser reciclado, não tendo restrições com relação ao uso combinado com outros plásticos no processo de reciclagem.
Desvantagens da sacola biodegradável
Apesar de conseguirem combater de maneira relativamente bem os problemas relacionados aos plásticos convencionais, a sacola biodegradável apresenta certas desvantagens que vêm sendo discutidas. Assim, as opções biodegradáveis, como as feitas com plástico de amido, apresentam custos maiores e, por serem feitas por meio de vegetais, precisam utilizar terrenos reservados para agricultura, de modo que sofre críticas por utilizar espaços que poderiam estar sendo empregados para produção de alimentos.
O plástico PLA, por sua vez, também é criticado por ocupar terrenos que poderiam ser utilizados para produção de alimentos. Além disso, há debates que giram em torno da emissão de dióxido de carbono que é liberado quando sua decomposição ocorre em condições anaeróbias.